Pontos Turísticos
Cachoeiras
A região de Irati conta com inúmeros locais onde a natureza prevalece e mostra toda a sua beleza. Desde a área urbana do município, aos mais distantes recantos naturais, são inúmeras as quedas d’água que enchem os olhos daqueles que as visitam não só pela primeira vez.
Um panorama ímpar e que, se por um lado, ainda não explorado turisticamente em todo o seu potencial, releva, contudo o aspecto de preservação do meio ambiente, um bem cada vez mais importante no contexto atual.
Recanto Rubens Dallegrave
Cachoeira de Itapará 45 Km da Cidade |
|
Cachoeira de Faxinal dos Antônios 44 Km da cidade |
Cachoeira do Teodózio Hlatki 45 Km da cidade |
Floresta Nacional de Irati – FLONA
Foi criada pela portaria nº 559, de 25/10/1968. Localiza-se nos municípios de Irati e Fernandes Pinheiro. Possui no total 3.495ha. de área.
A FLONA tem uma maior concentração de mata nativa de Araucária. Uma parte da área – 1.308,71ha. – é reflorestada com araucárias, pinus e eucalipto.Tem como principais espécies nativas a araucária, imbuia, erva-mate, bracatinga, cedro e carvalho.Em relação à fauna encontra-se a Gralha Azul, Sabiá, Tiriva, Periquito, Veado, Macaco-Prego, Paca, Cotia, Capivara, entre outros.
Nas áreas reflorestadas, possui um sistema de exploração de madeira em forma de manejo, viveiro de mudas florestais e ornamentais, apicultura e exploração de erva-mate.
Centro de Tradições Willy Laars
Histórico
A criação de área exclusiva para a prática de atividades campeiras em forma de competição, partiu do crescimento do movimento tradicionalista em Irati, desde a fundação do primeiro C.T.G., “Rédeas da Tradição”, em julho de 1981. Um dos fundadores, João Floriani, interessou-se pelo formato do Rodeio Gaúcho, nas frequentes viagens àquele estado para a venda de cavalos. O primeiro rodeio em Irati aconteceu então, de forma improvisada, no Estádio Cel. Emílio Gomes, do Iraty Sport Club, em 1988. A partir de então, foram fundados os C.T.G.s “Pousada de Tropeiro” (1985), “Pialando na Querência” (1986), e “Terra dos Pinheirais” (1993). Em 1988, através de repasse feito pelo Governo do Estado, através da lei nº 808, o poder público municipal adquiriu a área que hoje abriga o maior rodeio crioulo do Paraná reunindo, nos três dias de sua edição anual, aproximadamente 100 mil pessoas.
Caverna do Canhadão
A caverna fica localizada na propriedade de Belarmino Camilo. Fica a uma distância de 30Km – estrada de cascalho – da sede do município.
Para chegar à caverna percorre-se a pé cerca de 1km no meio da mata.Apesar do seu potencial, até o momento ela vem sendo visitada apenas por escolas e pela Secretaria de Agricultura do município. Possui 48m de largura por 52m de comprimento.